Conjunto Ernani Moura Lima recebe capela mortuária


O bairro recebeu a 10ª capela entregue pela gestão Barbosa Neto; município conta agora com 16 espaços apropriados para velório
O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, entregou hoje (11), às 9h30, a 10ª capela mortuária construída em sua gestão. A capela chamada Susumu Kuriyama fica na congruência das ruas Gerônimo Máximo com a rua João Silva Godoy, no Conjunto Ernani Moura Lima, região leste da cidade.

Durante a solenidade, o prefeito agradeceu aos trabalhos realizados pelos servidores da Acesf e pelo esforço no desenvolvimento das obras e lembrou que durante 75 anos a cidade contou apenas com seis capelas mortuárias. “Hoje, Londrina está bem servida com as 16 capelas mortuárias, sendo que 10 delas são novas. Tenho certeza que o senhor Susumu Kuriyama estaria honrado e feliz por estar sendo homenageado com o nome da capela”, disse o prefeito.  

De acordo com a superintendente da Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf), Luciana Viçoso de Oliveira, houve uma adaptação do Centro Comunitário do bairro, onde parte do local foi desmembrado e reformado para atender aos pedidos dos moradores da região e se tornar capela mortuária. Outra parte do espaço continua servindo como centro comunitário.

A adaptação do centro comunitário atende aos pedidos feitos pelos moradores do entorno e propiciou um espaço adequado para atendimento das famílias. “Antes, os velórios eram feitos no próprio centro comunitário, o que era inadequado. Agora, fizemos a reforma, onde dividimos os espaços e construímos muros. Isso é uma conquista para os moradores que estavam longe dos cemitérios e de outras capelas mortuárias”, disse a superintendente da Acesf.

Os trabalhos foram realizados pelos próprios funcionários da Acesf e o investimento foi de R$ 60 mil. O local mede 80 metros quadrados e conta com dois sanitários adaptados para deficientes físicos, copa, sala de descanso e salão para velórios, sendo que todo o local foi cercado.

O membro da Associação de Bairros do Conjunto Ernani Moura Lima, Rubens Fernandes dos Santos, disse que diversos problemas eram gerados por conta da falta de espaço adequado para os velórios. “Havia muita confusão quando as pessoas iam velar entes queridos. Tínhamos que sair correndo para achar um local para fazer os velórios e, às vezes, usávamos o centro comunitário. Isso agora está resolvido graças a capela mortuária”, afirmou.

Já para o padre da Igreja Católica, Felipe Said, o governo cumpriu com sua parte ao ceder locais para o velório dos cidadãos, visto que as igrejas seguem normas que proíbem a realização dessas cerimônias em salões paroquiais. “Gostaria de parabenizar o prefeito pela construção da capela que será usada em momentos de despedida e de reflexão sobre a vida”, comentou.

Com a construção dos novos espaços e adequação daqueles que já estavam em funcionamento, o município vive um período de tranqüilidade quanto ao atendimento da demanda da cidade. O prefeito já entregou capelas no jardim Jamaica, cemitério jardim da Saudade, jardim Monte Cristo, conjunto União da Vitória, distrito de Maravilha, duas no Parque Ouro Verde e uma no jardim Maracanã. As duas capelas, já existentes, no Cemitério Jardim da Saudade e duas na avenida Juscelino Kubitschek (J.K) foram totalmente reestruturadas e ampliadas.

Sobre Susumu Kuriyama

Nascido em 1941, em Londrina, é filho de imigrantes japoneses (Yoshimatsu Kuriyama e Iatetsu Kuriyama) que chegaram a Londrina em 1934. Casou-se com Maria Nilza Kuriyama, em 1979. Morador do conjunto Ernani Moura Lima desde 1984, residiu no bairro por 23 anos. Atuou como ministro da Capela Maria Assunta do Céu, sendo um dos pioneiros na implantação da Pastoral da Criança no bairro. Faleceu em 11 de abril de 2007, deixando dois filhos e dois netos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços