Congresso Mundial da Raça Corriedale começa domingo em São Gabriel
 
O município de São Gabriel sedia, entre os dias 20 e 26 de maio, a 14ª edição do Congresso Mundial da Raça Corriedale. Com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), o evento volta a ser realizado no Brasil, após 27 anos. A primeira vez foi em 1985, no município de Livramento.

A raça Corriedale, presente em várias regiões do mundo, é uma das mais difundidas no Brasil e em países do Cone Sul, como Argentina, Uruguai e Chile. No RS, ela responde por cerca de 70% dos ovinos lanados, tanto na raça pura como em cruzamentos.

No Estado, atualmente, o rebanho ovino é de cerca de 3,5 milhões de animais. Mas, em outras épocas, este número chegou a 14 milhões de cabeças. Com crises no preço da lã e do pouco aproveitamento da carne, a criação foi sendo reduzida. Hoje, com a carne conquistando novos mercados e com o preço da lã estabilizado, o setor vive um momento de expectativa de retomar o lugar que já ocupou na economia gaúcha.

Aliado a esta nova realidade, o Governo do Estado, por meio da Seapa, lançou o programa Mais Ovinos no Campo, que é uma linha de financiamento operada pelo Banrisul, com juros subsidiados, que visa manter as matrizes nas propriedades, oportunizar a qualificação genética dos rebanhos e aumentar a população ovina.

Os produtores presentes em São Gabriel discutirão temas como a situação da raça no mundo, a realidade do mercado, os padrões de criação e conhecerão trabalhos de pesquisa. Além de criadores, também estarão representadas as indústrias, entidades de classe, estudantes e profissionais da área, artesãos e comerciantes.

No local será montada a mostra e a feira temática da lã e pele ovina do Rio Grande do Sul, onde serão realizadas oficinas especiais, desfiles de moda feita em lã, e dos julgamentos de exemplares da raça, assim como um leilão de elite dos animais, com a participação de animais de outros países. Haverá, também, atividades e apresentações culturais junto ao local do evento. Incrementando as atividades sociais, serão realizados encontros de confraternização de abertura e encerramento do evento. Três dias de campo também estão programados.

O evento é coordenado pela Associação Brasileira dos Criadores de Corriedale e contará com o apoio do Ministério da Agricultura, Secretaria Estadual da Agricultura, ARCO, Emater, Fecolã, Ocergs, Prefeitura de São Gabriel, Cooperativa de Lãs Tejupá, Farsul, Senar-RS, Sebrae - RS, Sicredi, Banrisul e Banco do Brasil. Mais informações do congresso no www.abccorriedale.com.br ou na Associação Brasileira dos Criadores de Corriedale, nos telefones (55) 9978-8735 , (55) 9921-5595 e (55) 3232-5855.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços