Cine Humberto Mauro exibe clássicos da história do cinema mundial nos dias 4, 8 e 9 de maio
Obras de Petersen, Wellman e Woody Allen compõem a programação. A entrada é gratuita.

A Fundação Clóvis Salgado apresenta no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, nos próximos dias 4, 8 e 9 de maio, seis obras notáveis do cinema mundial: O Barco – inferno do mar”, de Wolfgang Petersen; Asas”, de William A. Wellman; Tiros na Broadway” e Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, ambos de Woody Allen; “Butch Cassidy”, de George Roy Hill; e “Ladrão de Casaca”, de Alfred Hitchcock. Diferentes entre si, as obras têm grande importância e refletem a amplitude da história do cinema. As sessões têm entrada gratuita, com retirada de senhas na bilheteria do cinema meia hora antes do início.
As exibições têm início com o épico filme “O Barco – inferno do mar”, longa realizado por alemães, abordando a vida de soldados nazistas em um submarino durante a Segunda Guerra Mundial. O filme será exibido na sexta-feira, dia 4 de maio, às 17h.
Também na sexta-feira, dia 4, às 21h, será exibido “Asas”, do americano William A. Wellman. Primeira e única obra cinematográfica do período mudo a receber o Oscar de melhor filme, o longa aborda a relação entre os dois pilotos combatentes da Primeira Guerra Mundial, que se apaixonam pela mesma mulher. Primeiro longa da história do cinema a ser filmado com atores in loco – no espaço aéreo dos EUA -, o longa teve a experiência de Wellman como piloto como fator decisivo para a realização das filmagens.
Com 48 títulos em sua filmografia, Woody Allen é dono de uma vasta carreira, repleta de obras-primas, escândalos e particularidades, e terá duas de suas obras exibidas no Cine Humberto Mauro. Na terça-feira, dia 8, às 19h, será exibido “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, primeiro filme de Allen após sua primeira fase de comédias. Já Tiros na Broadway”, que será exibido às 17h da terça-feira, dia 8, tem o ator John Cusack no papel do personagem tradicional dos filmes do diretor: um escritor teatral frustrado, que vive crise criativa e é surpreendido por um gangster que passa a assumir a criação dos textos de sua peça.
Uma das mais simpáticas e celebradas releituras do western estreladas por Paul Newman e Robert Redford, “Butch Cassidy and the Sundance Kid” será exibido na quarta-feira, dia 9, às 17h. O filme mistura aventura, comédia e romance com leveza e desenvoltura, e se tornou um marco do cinema americano do final dos anos de 1960.
“Ladrão de Casaca, um dos mais charmosos suspenses de Alfred Hitchcock, tem Cary Grant e Grace Kelly no elenco e foi filmado no Sul da França, onde um famoso ex-ladrão de jóias é acusado de ser autor de uma série de roubos a hotéis. Na obra, Hitchcock equilibra sensualidade, humor e suspense com a maestria e elegância que lhe é peculiar. O filme será exibido também na quarta-feira, dia 9, às 21h.


Sinopses
“O Barco – inferno no mar” (Das Boot, Wolfgang Petersen, 1985, 14 anos, 209min.)
Em plena Segunda Guerra Mundial, em 1942, o capitão de um submarino enfrenta enormes dificuldades no comando de uma tripulação pouco experiente. Durante a Batalha do Atlântico Norte, eles vivem num inferno claustrofóbico afundando navios ingleses e procurando barcos aliados. 

“Asas” (Wings, de William Wellman, 1927, 14 anos, 139min.)
Na Primeira Guerra Mundial, dois amigos tornam-se aviadores e combatem lado a lado. Mas ambos gostam da mesma garota e acabam entrando em conflito.

“Tiros na Broadway” (Bullets over Broadway, 1994, 14 anos, 98min.)
Na Nova York dos anos 20, David Shayne (John Cusack) é um dramaturgo idealista que se recusa a "se vender", até que um gângster se propõe a financiar sua peça. A condição é que a namorada do mafioso, Olive (Jennifer Tilly), ganhe um papel. Mas a falta de talento da atriz não é o único problema de David: a estrela Helen Sinclair (Dianne Wiest) faz exigências, o ator principal come sem parar, sua vida pessoal está em crise e, o principal, o segurança Cheech (Chazz Palminteri) se revela um grande autor, dando várias e proveitosas sugestões para a peça. Shayne terá que contornar estas situações, antes que a cortina caia, e as balas comecem a voar.

“Noivo Neurótico, Noiva Nervosa” (Anniel Hall, Woody Allen, 1977, 14 anos, 93min.)
Considerado como o "filme revelação de Woody Allen" (Time Magazine), Noivo Neurótico, Noiva Nervosa ganhou quatro prêmios Oscar, incluindo Melhor Filme, e estabelecendo Allen como um cineasta de destaque. Alvy Singer (Allen) é um dos comediantes mais brilhantes de Manhattan, mas quando trata-se de amor, sua atuação deixa a desejar. Ele é apresentado por seu melhor amigo, Rob (Tony Roberts), à adorável cantora de clubes noturnos, Annie Hall (Diane Keaton). Nem bem Alvy tinha se apaixonado, suas próprias inseguranças conseguem sabotar o relacionamento, forçando Annie a deixar Alvy por uma nova vida - e um novo amor (Paul Simon) - em Los Angeles. Sabendo ter perdido Annie para sempre, Alvy está disposto a ir às últimas conseqüências - até mesmo dirigir pelas avenidas de Los Angeles - para reaver a única coisa que é realmente importante para ele, o verdadeiro amor. 

“Butch Cassidy” (Butch Cassidy and the Sundance Kid, George Roy Hill, 1969, 12 anos, 110min.)
Um dos filmes de faroeste de maior sucesso da história do cinema. Um clássico premiado com o Oscar que mistura aventura, romance e comédia ao contar a história verídica dos fora-da-lei mais simpáticos do velho oeste. Ninguém é mais rápido que Butch Cassidy (Paul Newman) para bolar esquemas para ficar rico, e seu parceiro Sundance (Robert Redford) é imbatível com seu revólver.
Quando estes dois atrapalhados ladrões de bancos e de trens se cansam de fugir da justiça, partem para a Bolívia com a namorada de Sundance (Katharine Ross). Nenhum dos dois sabe espanhol o suficiente para dizer "Isto é um assalto", mas isso é só detalhe sem importância para os dois "vilões" mais simpáticos que já cavalgaram pelo oeste. Butch (Paul Newman) é um eterno otimista que se considera visionário. Sundance (Robert Redford) é um atirador de excelente pontaria e ideias sensatas. Eles mostram como foi a conquista do Oeste e a sua ruína.

“Ladrão de Casaca” (To catch a thief, Alfred Hitchcock, 1955, 14 anos, 106min.)
Ex-ladrão de jóias, John Robie (Cary Grant) é apontado como principal suspeito de uma série de roubos em luxuosos hotéis da Riviera Francesa. É no meio dessa confusão que John, mais conhecido como Gato, conhece a milionária Frances (Grace Kelly) e decide jogar a isca para que o verdadeiro culpado dos roubos apareça. Mas as coisas não saem exatamente como planejado e o inesperado acontece neste suspense cheio de charme com a indiscutível marca da genialidade de Alfred Hitchcock.


Programação

04/05 – Sexta-feira
17h O Barco – inferno no mar, de Wolfgang Petersen | (14 anos) | 209´
21h Asas, de William A. Wellman | (14 anos) | 139´

08/05 – Terça-feira
17h Tiros na Broadway, de Woody Allen | (14 anos) | 98´
19h Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, de Woody Allen | (14 anos) | 93´

09/05 – Quarta-feira
17h Butch Cassidy, de George Roy Hill | (12 anos) | 110´
21h Ladrão de Casaca, de Alfred Hitchcock | (14 anos) | 106´

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços