Cerca de 700 paratletas são esperados nos 3º Parajesc
Brusque,


Cerca de 700 paratletas são esperados de 15 a 19 de maio em Brusque na 3ª edição dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc), o maior evento voltado do gênero voltado a estudantes de 12 a 20 anos do Estado. Os Parajesc são uma promoção do governo do Estado, com realização da Fesporte e apoio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) e da prefeitura de Brusque.
Durante os Parajesc serão disputadas provas de atletismo e natação e realizadas partidas de bocha paralímpica, goallball, tênis de campo e de mesa e futebol sete e de cinco entre paratletas com deficiências física, intelectual, auditiva e visual.  Os vencedores ganharão medalhas e poderão integrar a delegação catarinense que disputará as Olimpíadas Paraescolares Brasileiras.
Paralelamente à programação esportiva, a Fesporte promoverá uma série de cursos de qualificação destinada a preparar profissionais para o treinamento de atletas deficientes. As aulas serão dadas por árbitros e técnicos da área e as inscrições poderão ser feitas nos Parajesc
Para João Cascaes, da gerência de Esporte de Participação da Fesporte e coordenador técnico da competição, a inclusão de cursos preparatórios nos Parajesc está qualificando a competição. “Teremos cursistas qualificados como a Rosicler Ravache, que é técnica da Seleção Brasileira Paralímpica, que ministrará o curso de atletismo para deficientes físicos” , destacou.
Cascaes acrescenta que essa qualificação tem trazido resultado para a inclusão de deficientes no paradesporto, pois, segundo ele, a cada ano tanto a qualidades dos jogos dos Parajesc quanto a participação de atletas vêm crescendo. Ele exemplifica o município de Maravilha, que participava com três atletas e, após a participação dos cursos qualificatórios de seus dirigentes, estará em Brusque com 15.
“Os professores de educação física que vêm acompanhando delegações estão gostando desta iniciativa, pois muitos viram em suas faculdades temas sobre o paradesporto apenas de forma superficial e nos Parajesc eles recebem ensinamentos de forma mais direcionada para aquilo que almejam aprender e, o que é melhor, com um professor qualificado”, ressaltou Cascaes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços