Centro Cultural Palacinho sediará seminário sobre acervos fotográfic​os no mundo digital
 
 
Em alusão às atividades da 10ª Semana de Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus, vinculado ao Ministério da Cultura, o Centro Cultural Palacinho irá sediar o seminário Acervos Fotográficos no Mundo Digital, no dia 18 de maio.
O evento é resultado de uma parceria entre a Associação dos Arquivistas do Estado do Rio Grande do Sul, o Centro de Ciências Sociais e Humanas, Departamento de Documentação e o Programa de Pós Graduação Profissionalizante em Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o Gabinete da Primeira-Dama do Estado.

Estão previstas apresentações de professores da área de gestão de acervos, que debaterão os desafios dos gestores culturais diante da inovação tecnológica e do conceito de construção colaborativa do conhecimento. O que se discute, no momento, é a implantação de uma dinâmica de gestão de informação capaz de romper a idéia de depósito ou reserva arquivística e transformar as massas documentais reunidas em oportunidades para geração de informação nova.

O intuito do encontro é o de provocar e organizar a experiência dos usuários, estimulados pela realidade da rede e da participação, organizando linhas curatoriais e fluxos de pesquisa para utilização desses acervos.

O evento é aberto ao público, porém as inscrições já estão encerradas devido à grande demanda. O público alvo do seminário são arquivistas do quadro de servidores do Estado do Rio Grande do Sul, estudantes de arquivologia, museologia e mestrado em patrimônio cultural, funcionários da área cultural e gestores de instituições públicas e privadas.

Ao final, será reservado um espaço de trabalho para estudo do caso do Centro Cultural Palacinho - Fototeca do Rio Grande do Sul.
10ª Semana de MuseusO tema deste é ano é Museus em um mundo em transformação: novos desafios, novas inspirações. A programação vai de 14 à 20 de maio e a abertura oficial acontece na terça-feira (15), às 10h, no Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte (MG), com o lançamento do cronograma de editais do Programa de Fomento aos Museus, do Instituto Brasileiro de Museus, em 2012.

De acordo coma organização, mais de 1.100 museus e organizações culturais se cadastraram para participar da temporada, em mais de 3.400 eventos em 513 cidades. Através de exposições, palestras, oficinas, seminários e ações educativas, entre outras atividades, será debatido o desafio de trabalhar com a memória numa era de fragmentação das fronteiras entre passado, presente e futuro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços