Ceasa e SDR promovem encontros sobre regionalização do abastecimento e comercialização
Foto destaque
  • Último encontro ocorreu em Torres e envolveu cerca de 10 municípios da região
A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), em parceria com as Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa/RS), realiza uma série de encontros, em várias regiões do Estado, para debater com a população a proposta de implementação do Programa de Regionalização do Abastecimento. O próximo está marcado para o próximo dia 28, às 9h, no Salão Paroquial do município de Sananduva.

No total, serão treze encontros, sendo que quatro já foram realizados. Para o mês de junho, estão previstas atividades em Santa Maria (04), Barros Cassal (14), Vacaria (18), Ijuí (20), Porto Alegre (21), Santa Cruz (25), Santa Rosa (27) e Pelotas (28).

O Programa de Regionalização do Abastecimento procura, entre outras questões, fortalecer a agricultura familiar, por meio da implantação e qualificação de equipamentos e serviços públicos de apoio à produção, abastecimento e consumo de alimentos saudáveis. Outro objetivo é contribuir para o fortalecimento de sistemas agroalimentares locais de base agroecológica e solidária. Uma das propostas prevê a construção ou qualificação de centrais regionais de abastecimento.

Torres
O último encontro aconteceu na cidade de Torres, onde foram apresentadas as ações, objetivos e critérios do Programa para cerca de 10 municípios da região. Representando o secretário Ivar Pavan, o diretor do Departamento de Cooperativismo da SDR, Gervásio Plucinski, afirmou que o tema da agricultura familiar tem adquirido cada vez mais importância no Governo do Estado. "Pela primeira vez, há uma secretaria específica para tratar das políticas públicas voltadas a esse público. Cada departamento da SDR foi criado com o objetivo de contemplar a diversidade da agricultura familiar e já temos muitos programas implementados e mostrando resultados positivos", ressaltou.

Já o diretor técnico operacional da Ceasa/RS, Gerson Madruga da Silva, apresentou alguns dados econômicos relacionados à agropecuária gaúcha, destacando a importância da agricultura familiar. A Comissão Regional da Banana, do Litoral Norte, aproveitou o encontro para entregar um documento à SDR com algumas pautas relacionadas à cadeia da banana. Também estiveram presentes o coordenador regional da SDR no Litoral, Gustavo Chaves Alves, representantes da Emater/RS, de sindicatos, de movimentos sociais, de prefeituras, da Ulbra, de cooperativas, agricultores familiares e pescadores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços