Campanha divulgará ações voluntárias durante a Conferência Rio+20
Iniciativa, lançada dia  (17) pelo Programa de Voluntários das Nações Unidas, chama a atenção para a importância do voluntariado
Divulgação/VNU

do PNUD e do VNU
O programa de Voluntários das Nações Unidas (VNU) e parceiros lançaram nesta terça-feira (17) a campanha "Ações Voluntárias Contam". A iniciativa buscará mostrar, na Rio+20, a importância da ação voluntária para o desenvolvimento sustentável.

Através de um site interativo e de mídias sociais (Twitter e Facebook), a campanha oferece uma oportunidade a voluntários, comunidades e organizações para mostrar o que fazem pelo futuro do nosso planeta e pelas gerações futuras. Os resultados dessas ações voluntárias serão apresentados durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em junho, no Rio de Janeiro.

A campanha quer tornar a discussão sobre o papel e importância do voluntariado parte central da Conferência Rio+20, defendendo o voluntariado, a participação cidadã e o engajamento da sociedade civil nas deliberações da Conferência, declarações, documentos resultantes e na sua subsequente implementação.

Os debates e consultas realizados durante o 10º Aniversário do Ano Internacional dos Voluntários (AIV+10), comemorado em 2011, e os resultados do primeiro Relatório sobre o Estado do Voluntariado no Mundo e da Resolução A/Res/66/67 da Assembleia Geral da ONU de 05 de dezembro 2011 destacaram a universalidade do voluntariado como força motriz para uma abordagem para a paz e o desenvolvimento centrada nas pessoas, destacando que o voluntariado, o engajamento de lideranças comunitárias e a ação cívica desempenham um papel essencial na promoção do progresso e do bem-estar social.

"É fundamental o envolvimento de todos – voluntários, organizações e comunidades – nesta campanha. Só assim o voluntariado, que é tão importante e essencial para o alcance do desenvolvimento sustentável, terá o reconhecimento que merece", destaca Ananda Osório, Assistente de Programa do VNU no Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade