Campanha de vacinação contra gripe inicia em Guaíra

Foto: Ass Imprensa 
A Prefeitura Municipal de Guaíra, por meio da Secretaria de Saúde iniciou neste sábado (05), a campanha de vacinação contra três vírus causadores da gripe, inclusive o H1N1. O prefeito Manoel Kuba, funcionários públicos e representantes da 20ª regional acompanharam a solenidade que abriu oficialmente os trabalhos. Aproximadamente 860 pessoas já receberam a dose.

As vacinas estarão disponíveis até o dia 25 de maio, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. Serão imunizados idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde dos estabelecimentos que fazem atendimento direto à população, povos indígenas, crianças na faixa etária de seis meses a menores de dois anos e gestantes. Quem não se enquadra nestas faixas e quiser tomar a vacina pode procurar as doses em farmácias e clínicas.

A secretária de Saúde, Fernanda Francisco Luiz de Faveri, explicou que a meta do governo federal é vacinar pelo menos 80% do público alvo, mas que a equipe está preparada para atingir números maiores. “A vacinação será aplicada em dose única, com exceção das crianças, que receberão duas doses da vacina. A primeira será aplicada durante a campanha e a segunda após 30 dias”, diz.

As vacinas só são contraindicadas para pessoas com histórico de reação anafilática prévia ou alergia severa ao ovo de galinha ou seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina. Também não é aconselhável para pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores ou para quem possui doenças agudas febris moderadas ou graves. O Ministério da Saúde recomenda ainda que seja respeitado o intervalo de 48 horas após a aplicação da vacina para coleta de sangue.

De acordo com a dona de casa, Ilda Guimarães da Silva, de 64 anos, as campanhas são essenciais para a prevenção da doença, que prejudica a saúde dos idosos. “Quando estamos em uma idade mais avançada, os sintomas parecem ser potencializados. A vacina nos livra desta enfermidade que tanto incomoda”, discorre.

O prefeito Manoel Kuba, que possui 68 anos deu exemplo e também se vacinou. “É importante que o público alvo se previna, especialmente os idosos”, comenta.

Para atingir o maior número de pessoas, a Prefeitura fará a imunização em todos os postos de vacinação (Vila Eletrosul, Jardim Santa Paula, Bairro Tancredo Neves, Vila Alta, Distrito de Doutor Oliveira Castro e Bela Vista), além do Centro de Atendimento às Gestantes, no Pronto Atendimento da Unipar. “Queremos imunizar cerca de 5,7 mil guairenses, por isso preferimos descentralizar o atendimento. Além das unidades de apoio, uma parceria com a Universidade Paranaense (Unipar) vai garantir o atendimento dentro da instituição”, revela Viviane Carvalho, enfermeira responsável pelo Departamento de Epidemiologia.

Os que forem até as unidades em busca da vacina devem levar carteira de vacinação e o documento de identidade. Mais informações: 44 3642 1702.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços