Cage promove seminários com ênfase em gestão pública
 
A Contadoria e Auditoria Geral do Estado (Cage) promove no próximo dia 29, o 3º Seminário de Orientação ao Gestor Público e o 1º Seminário de Informações de Custos na Administração Pública Estadual, na Fiergs, em Porto Alegre. Ambos eventos são direcionados a servidores, gestores, ordenadores de despesa e dirigentes de órgãos públicos e entidades do Estado.

A atividade se desenvolverá em torno de três eixos: o primeiro relativo aos aspectos gerenciais dos controles e ferramentas utilizadas pela Cage e à disposição dos gestores e servidores administrativos. O segundo é voltado à necessidade de melhor instrução de processos relativos à execução da despesa pública e, o terceiro, irá abordar o assunto Custos, ferramenta importantíssima para o bom gestor, razões pelas quais a Cage vem desenvolvendo o Sistema CUSTOS-RS, em fase de implantação.

Na parte da manhã serão três painéis sobre os eixos com a apresentação de palestras. À tarde ocorrerão simultaneamente três oficinas voltadas ao público externo, ou seja, servidores que atuam diretamente na administração e execução das atividades referidas nos três temas. As oficinas ficarão sob a responsabilidade técnica de servidores da Cage e acontecerão em duas baterias, ou seja, se repetirão, de modo a ampliar a possibilidade de participação dos servidores dos órgãos e entidades controlados. Serão 50 vagas em cada oficina, perfazendo 300 vagas ao todo.

De acordo com o contador e auditor-geral do Estado, Luiz Paulo Freitas Pinto, a Cage vem dando ênfase ao controle prévio, por entender que o modelo é o mais eficaz na salvaguarda do interesse público. "Com essa perspectiva, nossa política de atuação não poderia deixar de levar em conta primordialmente, uma necessidade detectada durante nossos trabalhos nos órgãos e entidades controlados, que é a orientação aos gestores públicos estaduais e servidores ligados ao controle interno desses mesmos órgãos".

Face ao número limitado de vagas, a inscrição estará sujeita à confirmação. Os servidores que irão participar de uma ou duas oficinas estarão automaticamente inscritos para as palestras do turno da manhã. As inscrições podem ser feitas no endereço http://www.sefaz.rs.gov.br/Eventos.

Programação:

Manhã 08:30 às 09:00 - Credenciamento
09:00 às 09:40 - Abertura e pronunciamento
09:40 às 10:10 - Orientação 1 - Contador e Auditor-Geral do Estado, Luiz Paulo Freitas Pinto. O papel orientador da Cage
10:10 às 10:45 - Orientação 2 - Diretor Geral da Secretaria Geral de Governo, Luciano Luz Lima. Os Projetos Estratégicos do Governo
10:45 às 11:00 - Coffee break
11:00 às 11:50 - Palestra - Professor Lino Martins da Silva. Custos na Administração Pública: um instrumento de gestão
11:50 às 12:00 - Encerramento

Tarde 13:15 às 13:30 - Credenciamento
13:30 às 15:15 - Oficinas - 1ª bateria
15:15 às 15:30 - Coffee break
15:30 às 17:15 - Oficinas - 2ª bateria

Oficinas 1 - Gestão Eficaz: Orientações para melhor instruir os processos, gerir os recursos, acompanhar a execução dos contratos e convênios e evitar ressalvas na Tomada de Contas.

2 - Sistema de Custos: Estruturação hierárquica de centros de custos de Órgãos e Entidades Estaduais, funcionalidades do Sistema CUSTOS-RS e a geração de informações gerenciais.

3 - Informações Gerenciais no Sistema FPE: Entendendo as funcionalidades gerenciais do FPE e utilizando o sistema para a elaboração de informações estratégicas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços