Cadeia solidária binacional do PET participa de feira em Brasília
 
A Cadeia Solidária Binacional do PET será apresentada na Agrobrasília 2012, que começa nesta terça-feira (15) e prossegue até 19 de maio, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci-BR 151, Distrito Federal. A convite do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural (Denacoop), a Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe), que coordena a formação da cadeia PET, estará representada na feira pelo Departamento de Incentivo e Fomento à Economia Solidária (Difesol).
Durante o evento a Sesampe terá um estande onde vai expor o projeto de reciclagem de garrafas PET e transformação em tecido ecológico, que envolve cooperativas gaúchas, mineira e uruguaia.

Segundo a diretora do Difesol, Nelsa Nespolo, a Cadeia Solidária Binacional do PET foi convidada para estar na Agrobrasília por ser uma experiência inédita de reciclagem entre Brasil e Uruguai. "Embora a feira seja direcionada à agricultura, a importância do projeto do governo gaúcho, que vai possibilitar a retirada de cerca de um milhão/mês de garrafas PET de circulação, justifica essa participação", avalia Nelsa.

O projeto pioneiro tem como proposta a transformação do PET em flack, a ser realizada por empreendimentos gaúchos, após enviada para a cooperativa uruguaia Coopima, que do flack faz a fibra. Essa fibra vai para uma cooperativa têxtil de Minas Gerais, que a partir dela cria o fio e envia para as cooperativas do RS, que vão com esse tecido confeccionar as sacolas e outros produtos. A cadeia do PET irá congregar 3.500 trabalhadores do Brasil e 2.500 do Rio Grande do Sul, conforme dados do Difesol.

A Agrobrasília 2012 é uma feira de tecnologias e negócios agropecuários voltada aos empreendedores rurais de diversos portes que apresenta inovações tecnológicas para os diferentes segmentos do agronegócio brasileiro. Na edição de 2011, o interesse pelas novidades tecnológicas, debates e produtos expostos atraiu 58 mil pessoas, que visitaram os 310 expositores, movimentando R$ 212 milhões em negócios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços