BRDE assume caráter de agente financeiro do Fundo Setorial do Audiovisual
 
O governador Tarso Genro assina, nesta segunda-feira (14), às 11h, contrato entre a Agência Nacional do Cinema (Ancine), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), no Palácio Piratini. O documento prevê o repasse de recursos ao BRDE, na condição de instituição financeira oficial do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), para a contratação de projetos de produção e distribuição de obras audiovisuais para cinema e televisão em todo o País.

No evento, que contará com a participação do diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel, do secretário executivo do Ministério da Cultura, Vitor Ortiz, de diretores do BRDE e representantes do BNDES, será assinado também um protocolo de cooperação entre a Ancine e o BRDE. O objetivo é a elaboração do Programa de Desenvolvimento do Audiovisual para a Região Sul, considerando a necessidade de ações cooperativas para o planejamento de políticas que impulsionem o desenvolvimento da atividade audiovisual na Região Sul do País.

O Fundo Lançado em dezembro de 2008, o Fundo Setorial do Audiovisual é um dos principais instrumentos de fomento à indústria audiovisual no Brasil, tanto pela abrangência das linhas de ação quanto pela sua estabilidade, que contribui para a organização do mercado. As linhas de ação voltadas à produção, distribuição e comercialização de obras para cinema já contemplaram filmes como "O Tempo e o Vento", "Chico Xavier", "De Pernas Pro Ar" e "Cilada.com". Nos editais dedicados à produção para TV foram escolhidos, entre outros, projetos como a animação "Meu Amigãozão" e a série jovem "Julie e os Fantasmas".

O Comitê Gestor do Fundo Setorial é composto por dois representantes do Ministério da Cultura, um da Ancine, um do BRDE e por dois representantes da indústria audiovisual, indicados pelo Conselho Superior do Cinema. Seus recursos são oriundos da própria atividade econômica, principalmente da Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine) e do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel).

O BRDE será responsável pela execução operacional das linhas de ação do FSA, o que engloba a realização de chamadas públicas, contratação dos projetos, formalização jurídica e gestão dos fluxos financeiros de cada projeto. O Banco participa do Sistema de Desenvolvimento Econômico do RS, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços