Brasileiros terão mais garantia de consumir pescado sem contaminantes


Brasileiros terão mais garantia de consumir pescado sem contaminantes 
  • Nova rede atenderá todas as necessidades do mercado, sem que seja necessário recorrer a análises laboratoriais feitas no exterior/Ministério da Pesca e Aquicultura
Rede nacional de laboratórios e programa sanitário qualificarão peixes, crustáceos e moluscos
Consumidores de pescado terão mais garantia da qualidade dos produtos e processos relacionados a peixes, crustáceos e moluscos por meio de medidas de controle sanitário. Dois novos instrumentos de aferição e monitoramento foram lançados nessa terça-feira (8): o Programa Nacional de Controle Higiênico-Sanitário de Moluscos Bivalves (PNCMB) e a Rede Nacional de Laboratórios do Ministério da Pesca e Aquicultura (Renaqua).
Uma série de laboratórios de instituições públicas de ensino e extensão, de órgãos executores de defesa sanitária animal estaduais, laboratórios públicos e privados credenciados constituem a Renaqua, coordenada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).
A rede vai atender a todas as necessidades do mercado, sem que seja necessário recorrer a análises laboratoriais feitas no exterior, e a cadeia produtiva será beneficiada pela certificação oficial. As novas condições permitirão a abertura de mercados, pois o risco de problemas sanitários na atividade produtiva também será minimizado.
A Renaqua foi formalizada em 18 de abril, com a publicação no Diário Oficial da União da Instrução Normativa nº 3, do MPA.
Programa - A produção destinada ao consumo humano, como ostras, lagostas e mexilhões, será monitorada pelo PNCMB, que está em processo de implementação conjunta pelo MPA e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A estruturação do programa contou com a contribuição de pesquisadores, especialistas e produtores, por meio de consulta pública.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços