Ativista norte-americano falará em Recife sobre a liberdade

O ativista norte-americano dos direitos civis Joe Beasley faz palestra nesta sexta-feira, 11, às 15 horas, em Recife, na Sala Calouste Gulbenkian da Fundação Joaquim Nabuco. O encontro faz parte das comemorações do 13 de maio, dia da abolição da escravatura no Brasil. Nessa data, em 1888, a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea.

A palestra, Conectando os Pontos, Assegurando a Verdadeira Liberdade para Além do Século 21, gratuita, faz parte do Encontro com Joe Beasley, evento promovido pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) do Ministério da Educação, Consulado dos Estados Unidos e Faculdade Maurício de Nassau.

Beasley, um dos principais representantes do Movimento dos Direitos Civis nos Estados Unidos, nasceu no Estado da Geórgia, em área de produção agrícola, em 1936. Na escola, sofreu segregação em razão da cor. Chegou à universidade e se graduou em justiça criminal. Serviu às forças armadas dos Estados Unidos por 21 anos e fundou associações de apoio a militares afro-americanos.

Hoje, o ativista preside a fundação que leva seu nome, criada para atuar nas áreas de educação e saúde em comunidades em situação de pobreza, em resolução de conflitos, em planejamento para o desenvolvimento econômico e industrial e no suporte a iniciativas pela defesa dos direitos humanos e sociais. Beasley também preside a Ascensão Africana, projeto criado por ele para construir uma rede de relacionamentos entre descendentes africanos ao redor do mundo e fomentar iniciativas diversas.

No Brasil, ele contribuiu para formação da Universidade Zumbi dos Palmares, em São Paulo.

Assessoria de Comunicação Social

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços