Agricultura Familiar vai estar presente na 17ª Fenarroz, em Cachoeira do Sul
Foto destaque
  • Pavan disse que o objetivo da SDR é o de contribuir para o fortalecimento da base familiar

O secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ivar Pavan, proferiu uma palestra na aula inaugural na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), na unidade do município de Cachoeira do Sul. Durante o evento, ele apresentou as ações da Secretaria e mostrou dados sobre a situação da agricultura familiar no Estado. Um público de cerca de 100 pessoas - professores, alunos e agricultores - assistiu a palestra, que durou aproximadamente duas horas nessa segunda-feira (14) à noite. Ainda em Cachoeira, o secretário recebeu a confirmação de que a agricultura familiar vai ter espaço na 17ª Fenarroz, que começa na próxima semana.

Durante a palestra e um debate posterior com os participantes, Pavan disse que o objetivo estratégico e um dos desafios da SDR é o de contribuir para o fortalecimento das economias de base familiar e cooperativa no meio rural. Para tanto, há necessidade de fortalecer a participação dos beneficiários e entidades representativas na construção das políticas de desenvolvimento rural. "Precisamos da contribuição de todos para que isso se concretize, e a Uergs tem papel importante neste processo", afirmou.

A transformação da SDR em Secretaria de Estado, o fortalecimento da Ceasa em Central de Abastecimento do RS - com a promoção da regionalização do abastecimento e a reestruturação da Assistência Técnica e da Extensão Rural - com a ampliação do número de técnicos por município são metas a serem alcançadas, segundo expôs o secretário.

Uma das perguntas respondidas pelo secretário envolveu o tema agroecologia. Segundo Pavan, o assunto já está inserido nas ações da pasta. Tanto que o Programa de Agroecologia, desenvolvido pela Secretaria em parceria com a Emater, está sendo aperfeiçoado e ampliado. Por outro lado, na próxima Expointer, em Esteio, haverá um espaço reservado para atender os expositores desta área. Além disso, durante a Copa do Mundo de Futebol, que terá uma das sedes em Porto Alegre, está sendo programada a Copa de Produtos Orgânicos.

Visitas
Em Cachoeira do Sul, o secretário visitou a Prefeitura, onde foi recebido pelo prefeito em exercício, Ronaldo Trojahn, e por secretários. Depois, foi até ao Parque de Exposições da 17ª Feira Nacional do Arroz (Fenarroz), local em que foi recebido pelo presidente da Feira, o empresário Luis Alberto Silva. Pavan teve a confirmação que haverá um espaço para a agricultura familiar na Feira que é considerada a maior do ramo orizícola nas Américas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade