ABETA representada no Avistar 2012
Frederico Crema, da empresa Maritaca Turismo – associada à ABETA, participa do evento e faz uma apresentação - em parceria com Tietta Pivatto, da Photo in Natura - sobre a questão da segurança na observação de aves.
Começa no próximo dia 18, no Parque Villa Lobos em São Paulo, a sétima edição do Avistar – Encontro Brasileiro de Observação de Aves, maior feira dedicada à atividade realizada na América Latina. O evento, realizado ao ar livre, tem quatro eixos principais: Congresso, Feira, Avistar Infantil e Arte Naturalista, além de contar com o Concurso Avistar de Fotografia.
Segundo a bióloga Tietta Pivatto, da Photo in Natura, nos últimos anos o interesse pela atividade aumentou significativamente, em especial no Brasil. ”Consequentemente, existe a necessidade de estruturar novos destinos para os turistas observarem e fotografarem aves de diferentes biomas, ampliando a oferta e demanda Brasil afora por hotéis e sítios turísticos que ofereçam essa modalidade”, observa.
A bióloga ressalta ainda a importância dos cuidados inerentes a quem pratica a atividade. “É natural que isso traga também um aumento do risco de acidentes, visto que este público, antes quase inexistente, já está na casa dos milhares no Brasil. Portanto, despertar essa preocupação e incentivar a capacitação dos profissionais da área é mais do que natural, é obrigatório”, pontua Tietta.
Palestra - Este assunto, por sinal, é tema de apresentação realizada por Tietta Pivatto em parceria com o empresário Frederico Crema, da Maritaca Turismo – empresa associada à ABETA. No dia 20 (domingo) às 14h40 no auditório 01 acontece a palestra “Segurança e Birdwatching: você já pensou nisso?”.
De acordo com Frederico Crema, para proporcionar uma experiência positiva aos turistas que buscam desfrutar a vida ao ar livre, em primeiro lugar é fundamental observar os mecanismos de segurança. “Em todas as atividades que fazemos em ambientes externos podemos minimizar a possibilidade de acontecer qualquer tipo de imprevisto no quesito segurança. Hoje no Brasil temos a Norma Técnica da ABNT NBR 15331, que serve como base para implementar um Sistema de Gestão da Segurança (SGS) em empresas de turismo de aventura e ecoturismo”, comenta.
Aliás, a Maritaca Turismo, empresa de Frederico, é uma das 96 empresas brasileiras com o SGS certificado atualmente. Na prática, isso significa que ele implementou o SGS na atividade  de acordo com a NBR 15331, passou por uma auditoria realizada por um organismo acreditado pelo Inmetro e, tudo nos conformes, recebeu o certificado. A observação de aves faz parte do roteiro certificado pela Maritaca.
“Vendo por este ângulo, acredito que a segurança é importantíssima em qualquer atividade de turismo. A observação de aves tem um crescimento considerável e o país, um imenso potencial nesta área. Todos os empresários envolvidos nestas atividades e que estiverem implementando este Sistema dão passos à frente para o Brasil no desenvolvimento de um turismo com qualidade e segurança”, completa Fred.
Além dos deveres dos empresários que atuam no segmento, Frederico pontua também alguns cuidados que os próprios turistas devem ter na hora de decidir pela atividade. “O turista que busca a observação de pássaros tem que se preocupar com o destino que quer visitar e sempre buscar uma agência e/ou guia que tenham esta preocupação com a Segurança. Esta é uma maneira de garantir uma experiência positiva. Uma boa dica é buscar um dos associados da ABETA, pois são empresários que se preocupam com a segurança de seus clientes, monitorando as suas atividades”, conclui.
Serviço
Avistar 2012
Data: 18 a 20 de Maio
Local: Parque Villa Lobos
Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 - Alto de Pinheiros, São Paulo – SP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços