Abertura dos 3º Parajesc vai destacar inclusão dos deficientes
Brusque,


Um belo e emocionante cerimonial está sendo preparado pela comissão organizadora para a abertura dos 3º Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc), que ocorrem de terça-feira (15) a sábado (19), em Brusque. Os Parajesc são uma promoção do Governo do Estado, com realização da Fesporte e apoio da Secretaria de Desenvolvimento Regional e da prefeitura de Brusque.

A cerimônia de abertura do evento está programada para quarta-feira (16), às 19h45min, na Arena Multiuso de Brusque. Além de desfile de delegações, juramento de atleta, acendimento do fogo simbólico, também está programada uma apresentação artística da Academia Stúdio Slom Dance. Uma coreografia preparada pela professora Roseli Appel vai unir dançarinos deficientes e não-deficientes no mesmo embalo, desenvolvendo o conceito da inclusão social pela dança.

 O primeiro compromisso dos cerca de 700 paratletas que participarão dos Parajesc, no entanto, será na véspera (dia 15), quando passarão pelo processo de classificação funcional – fase em que profissionais avaliam o grau de deficiência dos participantes. Nos Parajesc, atletas de 12 a 20 anos de escolas públicas e privadas disputam as modalidades de atletismo, bocha paralímpica, natação, goalball, tênis de campo, tênis de mesa, futebol de sete e futebol de cinco.

Segundo Delmar Tôndolo, diretor-técnico da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Brusque, está praticamente tudo pronto para os jogos. “Estamos finalizando os últimos reparos nas praças esportivas e até terça-feira (15), quando chegam as delegações, tudo estará concluído”, garante. “As escolas municipais, que servirão de alojamento aos atletas, foram reformadas recentemente pela prefeitura, que adicionou adaptações para deficientes”, acrescenta o dirigente.

Dárcio de Saules, coordenador geral dos Parajesc, está otimista em relação ao evento, diante dos preparativos e do interesse dos participantes. “A expectativa é de um grande evento. Estamos fechando o número oficial de participantes, mas acreditamos que teremos bons jogos e uma grande integração esportiva”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade