5ª Semana de integração Tecnológica será realizada no Centro-Oeste de Minas

As inscrições para os cursos e palestras sobre o setor agropecuário terminam nessa sexta-feira (18)
Divulgação EPAMIG
A programação da SIT inclui palestra sobre sistema de produção de leite com vacas mestiças (F1)
A programação da SIT inclui palestra sobre sistema de produção de leite com vacas mestiças (F1)
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) participará da 5ª Semana de Integração Tecnológica (SIT), realizada pela Embrapa Milho e Sorgo, entre os dias 21 e 25 de maio, com palestras e cursos para o setor agropecuário. O objetivo do evento é integrar os vários setores que compõem o segmento agropecuário regional e promover o diálogo entre produtores rurais, pesquisadores, extensionistas, universidade e empresas privadas.
A programação inclui seminário regional de divulgação do plano e do programa de agricultura de baixa emissão de carbono (ABC); palestras sobre pecuária de leite, inovações tecnológicas na silvicultura e manejo de dejetos suínos e aves com foco na preservação ambiental; e cursos de várias áreas da agropecuária.
O pesquisador da EPAMIG José Reinaldo Ruas apresentará, durante a palestra de pecuária de leite, o sistema que utiliza fêmeas F1 (cruzamento de Holandês x Zebu-HZ), mantidas em regime de pasto durante o verão e suplementadas em cocho com volumoso durante o inverno. Na última década, a EPAMIG foi a empresa de pesquisa agropecuária que mais gerou tecnologias para o sistema de produção de leite em gado F1. As pesquisas da EPAMIG têm como base animais mestiços, que têm proximidade maior com a realidade do produtor mineiro e brasileiro.
Outro tema abordado em palestra será o Sistema de Integração Lavoura- Pecuária e Floresta (ILPF). A pesquisadora Maria Celuta Viana abordará os aspectos gerais do sistema ILPF tais como a importância deste na produção agropecuária e na sustentabilidade ambiental; os impactos na recuperação de pastagens degradadas; e o aumento na produção de grãos e sobre a sustentabilidade no uso dos recursos naturais, reduzindo a erosão pela utilização do plantio direto na palha. Os participantes visitarão a Unidade Demonstrativa de ILPF implantada na EPAMIG Centro Oeste. Durante a 5ª SIT os inscritos poderão participar ainda de palestras sobre cana-de-açúcar para alimentação animal, higienização e manutenção de ordenha mecânica, uso de madeira de eucalipto na construção civil, dentre outras.
5ª Semana de Integração Tecnológica
A 5ª SIT, realizada pela Embrapa Milho e Sorgo em parceria com EPAMIG, Emater-MG e Universidade Federal de São João del-Rei, também tem como objetivo beneficiar agricultores, técnicos, estudantes e outros integrantes da sociedade que tenham interesse com a socialização do conhecimento de institutos de pesquisa, universidade e demais parceiros. As atividades ocorrerão na Embrapa Milho e Sorgo e na EPAMIG Centro-Oeste.
A programação desta edição está bastante variada. Abrange cursos de diferentes temas, como piscicultura, alimentação animal, hortaliças não-convencionais, recuperação de áreas degradadas, produção de milho e sorgo, dentre outros.
As inscrições terminam nessa sexta (18). No site http://sit.cnpms.embrapa.br/, está a programação completa e mais informações sobre inscrições, números de vagas restantes e taxas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços