15ª Companhia de Infantaria Motorizada é um dos pontos turísticos de Guaíra

 Foto: Ass Imprensa 
Para estimular o interesse dos visitantes pela história local, a Secretaria Municipal de Turismo de Guaíra inclui no roteiro do município um importante ponto, a 15ª Companhia de Infantaria Motorizada. No local, os turistas têm a oportunidade de conhecer o museu da organização e parte de sua estrutura. Os alunos da Escola Municipal Doutor Paulo Pimentel da cidade de Assis Chateaubriand conheceram o espaço na última semana.

De acordo com a secretária de Turismo, Angela Emmel, o exército possui grande importância para o município, especialmente por estar instalado em Guaíra desde antes da emancipação política da cidade. “São 63 anos de história que precisam ser compartilhados com a população e com os turistas que querem entender sobre o nosso município e conhecer os fatos que marcaram a região nos últimos anos”, diz.

Também é na sede da companhia a antiga entrada para o parque de visitação das Sete Quedas, espaço por onde passaram milhares de turistas antes do alagamento para a construção da Usina de Itaipu.

Sobre a Companhia

A 3ª companhia foi deslocada de Foz do Iguaçu para Guaíra em 1947 para demarcar área do primeiro batalhão de fronteira. No dia 1 de fevereiro, foi realizada a primeira incorporação de soldados. Desde a década de 40, a organização funciona como importante fator de integração nacional e trabalha em conjunto com a comunidade local, sempre em defesa das fronteiras do Brasil.

Desde que se instalou no município, a denominação da companhia sofreu algumas alterações. De 3ª Companhia do 1º Batalhão de Fronteira foi chamada de 5ª Companhia, depois 3ª Companhia do 34º Batalhão de Infantaria Motorizada. Em julho de 2010 houve mais uma mudança para 15ª Companhia de Infantaria Motorizada, como é conhecida até o momento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços