10ª Semana Nacional de Museus começa hoje


Programação prevê palestras, workshops, mesa-redonda e diversas oficinas para a comunidade
Teve início  hoje(14), às 9 horas, a 10ª Semana Nacional dos Museus. A solenidade de abertura foi realizada no Museu de Histórico de Londrina, na rua Benjamin Constant, 900, região central da cidade. A abertura contou com a Banda de Músicos de Londrina, com a palestra da coordenadora do Conselho Estadual de Museus (Cosem) do Paraná, Christine Baptista e exposição da artista Udhi Jossolino com alguns trabalhos de 1977 a 2012, no Museu de Arte de Londrina, localizado na rua Sergipe,640.

A temática das atividades da semana é “Museus em um Mundo em Transformação - novos desafios, novas inspirações” e estão previstas palestras, workshops, mesa-redonda e diversas oficinas. O objetivo é mostrar à população a importância dos museus para a sociedade e divulgar as atividades realizadas tanto no Museu de Arte quanto no Museu Histórico.

Hoje (14), a partir das 14h, a população poderá participar do workshop “Polos Museológicos” com Christine Baptista, Suely Deschermayer e Karina Muniz Viana, que será realizada no Museu Histórico. Haverá também oficina de pintura com a artista plástica Lu Cilião, das 14h às 17h, no Museu de Arte, sendo que as duas atividades são gratuitas, têm 20 vagas e os interessados podem se inscrever na hora.

À noite, está prevista a palestra “A arte no novo milênio”, com a artista plástica Letícia Marquez, das 19h às 21h, na Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), na rua Minas Gerais, 297, região central, ao custo de R$ 50,00. Todos os participantes receberão certificados e a inscrição será feita no local.

As demais atividades previstas para a semana são gratuitas e abertas ao público e segundo a diretora de Ação Cultural do Museu de Arte de Londrina, Sandra Jóia, a organização está disposta a receber excursões escolares e toda comunidade em geral. Basta apenas agendar visitas e fazer as inscrições através dos telefones 3337-6238 ou 3334-3977.

Para o encerramento das comemorações, haverá mesa-redonda sobre Educação Patrimonial com a funcionária da Secretaria Municipal de Cultural, Vanda Moraes, com a professora da Unifil, Elisa Zanon e com a professora doutora da Universidade Estadual de Londrina, Claudia Martinez, às 14h30, no Centro Municipal de Educação Infantil Valéria Veronesi, que fica ao lado do Museu Histórico. Ao final dos debates, a Banda de Músicos de Londrina fará uma apresentação.

No ano passado, para comemorar a 9ª Semana Nacional de Museus, o artista nordestino, Constantino Leon, foi convidado para expor seus trabalhos feitos por meio de figuras geométricas sobre a temática “Museu e Memória”.

As atividades da semana são realizadas pela  Prefeitura de Londrina, por meio do Museu de Arte de Londrina, Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Museu Histórico de Londrina. A promoção da Semana é da Prodocência da UEL, Especialização em Patrimônio e História da UEL e mestrado em História Social da UEL. O apoio é da Bioma-Empresa Jr/UEL, Programa Municipal de Incentivo à Cultura, Associação de Amigos do Museu Histórico de Londrina, ACIL, Sesc Londrina, Sanepar e Itamaraty.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços